domingo, outubro 14, 2007

Paz

Confesso-me surpreendida por Al Gore ter recebido o prémio Nobel da Paz, ainda mais porque não ouço repercussões, e assim sendo fui ao site beber da fonte a informação disponível: como se nomeia, se haveria uma lista pública de preteridos...? Representantes da academia um pouco por todo o mundo... pensei logo em Lobbies, em como o impulso da recente notoriedade/popularidade que o filme lhe trouxe o pode levar a casa branca... Se ele já era tão consciente como disse no filme, porque o aquecimento não é a sua bandeira há muito mais tempo?! Teria dado uma boa imagem já na altura, porque eu acho que é disso que se trata, de imagem, de atingir o objectivo falhado, se pelo meio ainda salvar umas plantitas, seja!Fiquei a saber, que o senhor Al Gore tem a companhia de uma organização, porque não se fala dela? Ele é apenas o rosto mais mediático para um assunto que se quer difundido: A preservação do meio ambiente, por combate directo ao aquecimento global.
Eu vi o documentário. Não acrescentou nada que já não soubesse (apenas umas percentagens), nem mesmo as imagens do Kilimanjaro despido de seu manto branco... nada que não me tivesse já chegado via e-mail. Por isso não percebo a aclamação, há-de haver, de facto, muita gente ignorante do problema, fez-se luz para uma parte da população?! Não percebo, desde '94 que discuto esses fenómenos na aula de geografia, só a reciclagem enquanto sistema tri-color me era desconhecida.
Mas devo dizer em minha defesa, que compreendo a distinção, ouvimos dizer: são de facto recursos naturais como a água os motores, ou devo antes dizer desculpas? para as próximas guerras, o prémio é um alerta, mas vale prevenir, lembram-nos; o meu espanto era o senhor, agora que sei que partilha o prémio estou mais descansada....
Manuela

Sem comentários: