terça-feira, agosto 09, 2005

Ainda sobre bombas -Nucleares

No Japão- muito vasto, eu sei- há um museu/memorial da Paz/sobre os aconteciemntos de 6 de Agosto de 1945. Os miúdos ("locais") e não só claro, vão ver os efeitos da Bomba Atómica. Não consegui evitar o pensamento de que não são os japoneses que lá deviam ir; eles que sofreram com isso, que mesmo sem representações sólidas têm uma memória colectiva, relatos... mas sim os americanos- não pretende ser uma generalização ofensiva.
Tinha escrito isto antes de ler o comentário do Sr. Anónimo (não é gozo, os meus pais educaram-me bem -agora sim isto é piada, não porque não seja educada, embora muita gente daqui não deva achar, basta!) Não é resposta ao seu comentário, nem pretendo responder-acho. Porque como diz Boss AC: "hip hop é ter direito de discordar" (ou algo assim), e eu digo que todos temos esse direito. Queria também pedir que paressem de dizer o que "nós" (a Maria e eu) pensamos, dizemos; leiam interpretem então como queiram, mas não nos venham imputar as vossas conclusões acerca do que escrevemos. Gostamos muito de ser lidas, gostamos de ter comentários (mais contra do que elogios, em fim- princípio da nossa sociedade; nimguém gostou das minhas piadas de benfica Campeão ou do "Protesto") mas escrevemos para nós-acho.
Manuela e quem sabe Maria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que mostrasse a mesma compaixão pelos milhões de asiáticos que os japoneses dizimaram. E seria bom que disessem alternativas - ou milhares de mortos convencionais são necessariamente diferentes de milhões de mortos por meios "normais"? Este ano, fez 60 anos do fim da Guerra. Porque é que não fizeram uma única farpa sobre o assunto? Só fizeram sobre Hiroshima porque vos move um Anti-Americanismo cego e primário, que não conseguem esconder. O Sr. Louçã, aquando da invasão do Iraque, disse que os Americanos sabiam bem onde estavam as armas, porque ainda "tinham as facturas". Lembram-se dessa piada? Pois. Agora, é o que sabemos. Coerência nunca foi o forte dos demagogos leninistas de Esquerda. Mas o Anti-Americanismo, isso eles não conseguem esconder - nem vocês.

Anónimo disse...

Quanto a gostarem de ser contrariadas ou não, leia e medite nas respostas da sua amiga Ortigão, e diga se são respostas normais de quem é naturalmente contrariado, ou se são respostas azedas de quem, lá no fundo, não suporta ser contrariado, e sente que não tem argumentos nem ideias para expor. O humor também pode ser a arma dos fracos. Não pense que digo isto por azedume. Pode pensar que sim, mas acredite que não. Medite no assunto.

Anónimo disse...

No livro "Yo soy el Che!", é dito que Che mandou executar 1.897 pessoas. No livro "Che Guevara: a biography", Daniel James diz que o Che confessou ter aprovado vários milhares de execuções. Como comenta isto? Ou só os mortos provocados pelos Americanos devem ser lastimados?