terça-feira, fevereiro 15, 2005

PINTO DA COSTA E FIDEL CASTRO

O que têm em comum Pinto da Costa e Fidel Castro? Nada, dirão as mentes mais desprevenidas. Ó meus amigos, as semelhanças saltam à vista. Senão, vejamos:
a) Ambos estão no poder há mais de 20 anos. No entanto, no FCP, ainda vai havendo eleições, já, em Cuba, “El Comandante” poupa dinheiro em boletins de voto. É a democracia no seu melhor!
b) Ambos atacam ferozmente os seus opositores. No entanto, Jorge Nuno fica-se pelas bocas foleiras, enquanto que “El Charuto” manda prender e executar quem não concorda com o seu regime dit… quer dizer… democrático!
c) O FCP tem cada vez mais adeptos, fruto das estrondosas e recentes conquistas. No entanto, há cada vez mais cubanos que arriscam uma fuga perigosa, em frágeis embarcações, almejando uma vida melhor em território do arqui-rival de “El Velhote”.
d) O presidente portista declama longos poemas, enquanto que “El Chato” declama longos discursos. A diferença é que o primeiro presta um serviço público-cultural, espalhando as belas e tristes palavras de António Nobre, porém o segundo só dá sono.
Posto isto, fiquei com dois grandes problemas. Por um lado, não consegui provar a tese das semelhanças entre aqueles dinossauros e, por outro, a minha consciência alertou-me para o facto de poder ter os comunistas à perna por dizer mal de “El Barbudo”. Decidi, então, avaliar as possíveis consequências que poderei sofrer. Seque-se um diálogo introspectivo:
A Minha Consciência: Olha lá no que te vais meter! Os comunas não gostam que digam mal do seu ídolo.
Eu: O que é que eles vão fazer? Perseguir-me na rua? Posso não ser muito rápida, mas a média de idades, no PCP, é de 80 anos!
A Minha Consciência: Mas podem atirar-te com as bengalas, as dentaduras ou mesmo com as botijas de oxigénio.
Eu: Ultimamente, tenho feito exercício. Acho que não me atingirão.
A Minha Consciência: Cuidado, que se te apanham, ainda te enviam para um programa de “reeducação”, na China, outro bastião da democracia!
Eu: Eu tenho uma cabeça dura! Resistirei a todas as formas de tortura.
A Minha Consciência: Por falar em tortura, e se te obrigassem a ter aulas de dança com Jerónimo de Sousa?
Eu: A sério? Eles podem fazer isso? Mas… mas… era dantesco!
Depois de ouvir a minha consciência, cheguei à conclusão de que, quando escrevi esta farpa, não estava na posse de todas as faculdades mentais e de que o camarada Bernardino Soares é que tinha razão ao afirmar convictamente que a Coreia do Norte é uma democracia.
Entretanto, FarpasXXI soube de antemão que Pinto da Costa está a preparar, com afinco, a próxima participação num programa de televisão, tendo, para isso, já decorado os primeiros cinco cantos de Os Lusíadas.

Maria Ortigão

Sem comentários: