terça-feira, fevereiro 15, 2005

AS APARIÇÕES DE FÁTIMA

Antes de escrever qualquer coisa sobre o tema, aviso já que não acredito em Deus nem no Diabo, não acredito nas aparições de Fátima e não acredito na Igreja Católica.
As dúvidas que levantar, ao longo da presente farpa, são apenas isso mesmo – dúvidas, e não recorrerei a qualquer tipo de ironia, sarcasmo ou segundos sentidos. Pretendo, antes, lançar a discussão sem nunca colocar a fé dos outros no nível da chalaça.
Vós, fanáticos religiosos, podeis descansar. Não, não olhem assim para mim! O que é que têm atrás das costas? São archotes? A inquisição já acabou, não se pode queimar mais ninguém!
Morreu Lúcia, uma das videntes de Fátima. Como país católico, Portugal está de luto. Respeito-o.
O problema é que o meu espírito herege inundou-me de perguntas. Aqui as deixo, na esperança de que alguém me responda.
a) Se os três segredos eram segredos, por que foram revelados?
b) A morte da irmã Lúcia num dia 13 é vista como mais um sinal dos céus, uma vez que as aparições se repetiram, em 1917, por seis meses sempre no dia 13. Se assim é, por que os outros pastorinhos não morreram num dia 13? Eu nasci num dia 13. será que sou mais abençoada do que as outras pessoas? Não se teme que se marquem cesarianas e suicídios para dias 13?
c) Se Nossa Senhora estava tão empenhada politicamente com os russos, por que não avisou que, em breve, Portugal se iria tornar num regime repressivo, cujo principal pilar seria o catolicismo?
d) Se se acredita num Deus misericordioso, por que mostrou Nossa Senhora àquelas pobres crianças visões infernais para os infiéis? Quem são os infiéis? Muçulmanos, budistas, hindus, protestantes, judeus, ateus ou simplesmente o beatério que sabe todas as orações de cor, mas que, fora da igreja, são o Demo em pessoa?
e) Se Nossa Senhora pediu às crianças que espalhassem a fé, por que Lúcia se enfiou num convento, só saindo para ir votar e ir ao médico? Basta rezar para melhorar o mundo? E as acções missionárias servem, então, que propósito?
Onde quer que Lúcia esteja, espero que esteja bem.

Maria Ortigão



Sem comentários: