terça-feira, fevereiro 15, 2005

AFINAL, MORANGOS COM AÇÚCAR NÃO ENGORDAM!

A série juvenil Morangos com Açúcar é deveras intrigante. Provavelmente, os argumentistas, de tanto escrever, não saem à rua desde o século passado. É que a ficção não poderia na esmagadora maioria dos casos, estar mais longe da realidade. Por isso, até podem retirar aquelas palavras do genérico, que dizem que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.
Em primeiro lugar, desafio quem quiser a provar o contrário da minha próxima afirmação: é humanamente impossível que, num colégio privado de Cascais, co-existam betinhos e “dreds”/metaleiros/arruaceiros. Toda a gente sabe que, neste tipo de escolas, só há cabelinhos penteadinhos, camisas aos quadrados, mangos e madeixas.
Aviso a quem quiser provar o contrário: só acredito, vendo!
Outra coisa que acho fascinante é a quantidade de alunos por turma: 16!!! Fantástico! Deve ser a única escola do litoral em que essa directiva do bom funcionamento da sala de aula existe.
Mas vamos ao que interessa, porque tenho consciência de que muito boa gente só se deu ao trabalho de ler esta farpa por causa do título. De facto, num país em que problemas como o excesso de peso começa a fazer manchetes, o Colégio da Barra deve ter um ginásio muitíssimo bem apetrechado e a cantina e o bar só devem servir fruta com vegetais. Assim, todos os actores e figurantes são magros, ou melhor, magérrimos. Curiosamente, a única actriz que não é tão magra, interpreta um papel marcado por distúrbios alimentares. Por favor, alguém que diga àquela rapariga que ela não é gorda, os outros é que são demasiado magros.
Todavia, desenganem-se todos os que pensem que aqueles alunos fazem desporto e têm uma dieta equilibrada. Aqueles actores parecem modelos, porque são, na realidade, modelos. Daqui resulta que temos uma série de pessoas que dizem os textos, não os interpretam. Só a protagonista é de uma expressividade que envergonharia a Meryl Streep. Até eu à beira dela (da actriz da novela, é claro) ganhava um “Óscar”!
Ó senhores produtores ou a quem de direito, vou ser simpática e contar-vos um segredo, que só os abençoados sabem: há conservatórios, cuja função é formar actores a sério! Façam-lhes uma visita e notem as diferenças.
E já agora, que raio de professores são aqueles que não fazem absolutamente nada fora das aulas? Ler documentação e livros, preparar as aulas, elaborar e corrigir provas escritas, procurar novas formas de motivar os alunos… Estas tarefas levam tempo, muito tempo.
No entanto, eu compreendo… são as audiências…

Maria Ortigão

Sem comentários: