terça-feira, outubro 04, 2005

ESTÁ AQUI UM MAU AMBIENTE!


1. Estamos a derreter


O pólo Norte está a derreter e com fortes probabilidades de desaparecer nos próximos anos, muito por culpa dos gases nocivos, que são lançados para a atmosfera e que provocam e agravam o efeito de estufa. Desaparecendo aquela mancha de gelo, desaparecem os animais que lá habitam. Para além disso, os raios solares deixam de ser reflectidos no gelo e passam a aquecer directamente as águas, o que está na base do aumento de furacões e tempestades tropicais.
Por sua vez, com mais gelo derretido, o nível do mar aumenta, ameaçando as zonas costeiras. De facto, há um ano e meio, pude observar, “in loco”, algumas praias muito danificadas. No distrito de Aveiro, o areal está a desaparecer e o mar começa a engolir a terra envolvente, “construindo” falésias que ameaçam ruir a qualquer momento.
Todas estas alterações estão também na origem de secas em alguns pontos do globo (nós, portugueses, sabemos bem o que é) e chuvas torrenciais noutros.
O que foi escrito até agora está de acordo com as declarações de dois cientistas, chefes de uma vasta equipa norte-americana de analistas ambientais.
Para mais informações, recomenda-se o visionamento de episódios de “National Geographic” e “Hora Discovery”, repletos de depoimentos de cientistas.



2. Poupar água

Pois é, agora que vivemos uma seca, é que nos lembramos de poupar água. Apesar de tudo, mais vale tarde do que nunca.
Não sei se já alguém se lembrou disto, mas aproveito para deixar aqui um método que eu e a minha família adoptamos para poupar água e consequentemente na carteira. Assim, sempre que é necessário abrir a torneira e deixar correr a água até que saia quente (para lavar os dentes, para tomar banho, para lavar a louça…), em vez de a deixarmos sumir-se pelo cano abaixo, deita-se para um balde. Eu, que só tomo banho de água bem quentinha, consigo encher mais de meio balde!
Depois, a água armazenada é utilizada para lavar a casa de banho ou o chão da cozinha, para regar as plantas, enfim, para tudo aquilo que é necessário um pouco de água.
Acreditem, resulta mesmo!

Maria Ortigão


Sem comentários: