terça-feira, agosto 09, 2005

JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA!

Senhores leitores, estou tão fartinha de tudo isto! Para mim, chega! Esta será a última farpa que tem como objectivo comentar determinados comentários que me escrevem. Faço-o por uma razão muito simples: estes debates tiram-me tempo para escrever outros textos muito mais interessantes. Comentarei apenas aqueles que eu achar dignos de resposta. Sendo assim, vou tentar ser o mais sucinta possível (quando digo isto, é certo e sabido que vai ser uma farpa enorme!):

a) O que me deixou verdadeiramente chateada convosco, no meio de isto tudo, foi o facto de começarem a fazer comentários no espaço da fotografia de José Rodrigues. Sabem o que me custou encontrar uma imagem dele e o que me custou ao quadrado colocá-la no “blog”? Se quiserem, eu até crio um espaço só para vocês dizerem mal de mim, aqui no “FarpasXXI”, mas deixem o Zé em paz!
b) Filipe, eu magoei? Lê atentamente os teus primeiros três textos do início desta polémica e vê se descobres quem magoou quem!
c) Dizem vocês que eu sou arrogante. E os vossos comentários estão repletos de… sensibilidade, delicadeza, simpatia? Houve até, no passado, alguns que roçaram a má educação. Mas eu é que sou arrogante, é claro.
d) Segundo a vossa brilhante associação de ideias, quem não concorda com a política da administração Bush é rotulado de marxista/leninista/bloquista???!!! E também posso ser trotskista ou estalinista ou maoísta ou qualquercoisaparecidista?
Quem defende um homem que:
- mentiu ao mundo sobre as armas de destruição massiva iraquianas;
- resolveu invadir e iniciar uma guerra sem qualquer avaliação da ONU, ou melhor, avaliação houve, mas como não foi favorável aos americanos…;
- impôs a democracia (o que é, em si, antidemocrático) num país oprimido pela ditadura, mas que se esquece que há outros países que mereciam igualmente uma mãozinha na sua luta;
- não se preocupa com o ambiente, não se apercebendo de que é um problema supranacional;
- defende tanto a liberdade de expressão, mas “convida” os actores, na grande noite da Academia, a não se pronunciar sobre a situação política do país e, para evitar que alguém não se limite a agradecer à família, amigos e tartaruga do vizinho, transmite a cerimónia com alguns segundos de atraso;
- tenta proibir que cheguem aos “media” as fotografias, em que os seus soldados violam a Convenção de Genebra;
- “and sói one, and sói one…”

Quem defende um homem destes – dizia eu – também deve ter direito a uns quantos rótulos ou não?
Já disse várias vezes, mas parece que ainda não perceberam bem que: eu NÃO sou marxista, NÃO sou leninista, NÃO sou bloquista, NÃO pertenço a nenhum partido político NEM quero pertencer.

e) Não li o protocolo de Quioto. O que sei é pela boca de alguns governantes mundiais que o discutiram. Se o que se pretende com aquele protocolo não é diminuir a poluição, prevenindo que os desequilíbrios ambientais se acentuem ainda mais, peço desculpa, pois estava enganada, eu e o resto do mundo.
Senhor Escrevinhador, uma pessoa muito sábia e competentíssima naquilo que faz disse-me que se um texto estiver bem escrito, é compreendido por todos. O que é preciso é atenção, análise aturada, empenho e “trabalho, trabalho, trabalho”. Até agora, tem resultado, mesmo naqueles mais científicos. Resta saber se resultará também com o referido protocolo.

f) Já todos perceberam que temos opiniões diferentes. Nenhum dos argumentos que me apresentaram me convenceram, por isso, enquanto eu achar que a política de Bush desrespeita os valores humanos, os valores democráticos e o ambiente vou continuar a criticá-la.

Resumindo, sobre este assunto fechei a loja. Por mim, podem fazer o que quiserem. Podem comentar, podem argumentar, podem boicotar o “FarpasXXI”, podem-me chamar de burra, ignorante, arrogante, dizer mal de mim à vontade, mas, POR FAVOR, evitem o trinómio marxista/leninista/bloquista e NUNCA MAIS invadam o espaço do Zé!

Maria Ortigão



4 comentários:

Anónimo disse...

:) Está perfeito assim. Aliás, "para quem é: bacalhau basta!".

Anónimo disse...

Eu nem era para comentar isto,mas já que o SR. Cláuddio Alves resolveu ser deselegante, eis o último comentário: não vale mesmo a pena perder tempo com farpeiras e homens de inteligência fantasma. Elogiem-se à vontade, mutuamente. Só entre imbecis pode um imbecil ver a sua inteligência reconhecida...

Anónimo disse...

António, aceito que não seja apreciador de bacalhau, no entanto, o texto da M. está estruturado e lê-lo não acho que seja uma perda de tempo. Tenho tanta legitimidade e autoridade de felicitá-lo como o A. de o criticar e não gostar dele.

Os imbecis também reconhecem a inteligência de alguns não-imbecis - simplesmente, não os admiram.
Mas neste caso, nem me estou a referir a si. Nem sei se o poderia fazer, já que é a primeira vez que tomo contacto consigo.

O trocadilho com o nome do meu blog foi o tentativa-de-insulto-com-ares-de-argumento mais frágil que me teceram. Fraco.
E brincar com o nome do blog onde escrevo? Desengane-se. Isso é piada corrente.
Caramba!, "homens de inteligência fantasma"?! O A. conseguia melhor, não?!

Anónimo disse...

Primeira vez que cá venho e leio isto tudo! É animado por aqui!! eheh! Não vos conheço, não costumo andar por aqui, talvez voltarei para ler desenvolvimentos disto, por isso muito directamente e sem mais justificações digo que o sr. António Pedro Ribeiro é parvo! E escuso-me a dizer mais! Abraços