sexta-feira, abril 14, 2006

É O PECADO, ESTÚPIDO!


Parece que um cardeal norte-americano decidiu lançar a nuvem do pecado sobre inúmeras cabeças católicas. Disse sua eminência que ver televisão, navegar pela “Internet” e ler jornais durante esta época pascal deve ser confessado, porque retira tempo precioso à leitura da “Bíblia”.
Mas eu tenho algumas dúvidas. Milhões e milhões de pessoas pelo mundo fora vão ver a transmissão televisiva da via-sacra. Apesar de assistirem a uma celebração religiosa, estarão a ver televisão e não estarão a ler a “Bíblia”. É pecado?
O mesmo se aplica a quem “perder” tempo assistindo às declarações do Papa no Domingo de Páscoa e aos filmes e/ou séries televisivas que retratam de modo bastante aproximado passagens do Grande Livro. É pecado?
Pode também dar-se o caso de alguém não ter o Livro Sagrado, por isso resolve ir à “Internet” e ler algumas passagens. Não obstante o facto de o ler efectivamente, encontra-se nos meandros do “www”. É pecado?
O “Jornal de Notícias” tem uma secção religiosa, em que, muitas vezes, se abordam questões evangélicas e passagens bíblicas. Ora, na realidade, quem ler aqueles textos, lê, de forma indirecta, o livro judaico-cristão, mas está a ler um jornal. É pecado?
Considerando que alguém irá seguir estes novos preceitos, fácil será perceber como vão ser as confissões:
— Perdoe-me, Padre, porque eu pequei. Não sei o que se passa comigo. A carne é fraca e o espírito não ajuda. Na semana passada, ofendi tanto a Deus que sei que mereço arder nas chamas infernais. Logo no domingo, surripiei o jornal do café e li-o todo. É verdade, sucumbi àqueles hereges que afirmam que “Quem lê jornais, sabe mais.” Não resistindo à tentação malévola, também passei os olhos pela revista e suplementos e ainda fiz o “sudoku”. Depois, ao longo da semana, certamente possuído por um espírito ruim, vi todas as telenovelas da SIC, enquanto gravava as da TVI. Não resisti e espreitei o “Circo das Celebridades”, o “Fiel ou Infiel” e vi um dos muitos documentários da 2, esse canal demoníaco, em que se desmistifica alguns dogmas católicos. Mas, na sexta-feira, até parece que invoquei o Cornudo e liguei-me à “Internet” para ver todas as edições de todos os jornais mais as transmissões que algumas televisões lá têm disponíveis. Estou muito arrependido. Castigue-me, Padre! Qual é a minha penitência?
Sim, também gostaria de saber qual a penitência para esta ovelha tresmalhada.
Neste momento, encontro-me “on-line” a brincar com a Igreja Católica. É pecado? É pecado.

Maria Ortigão

2 comentários:

Anónimo disse...

Estiveste bem no exemplo do matutino e no quadradinho de sudoku - até porque já alguém dizia - não me lembro quem - a Matemática é a prova de que Deus existe! Agora, o "Circo" e o [cruzes, credo!] "Fiel ou Infiel"... isso é, com certeza, obra do Demo!

Quanto à tua penitência... é melhor ires já a correr à capelinha mais próxima rezar pela tua salvação!

Anónimo disse...

As novelas...!