quinta-feira, agosto 11, 2005

Fogo! ao fogo.

Alguém se lembra que há uns meses atrás os telejornais abriam dizendo: «Portugal está pronto para combater incêndios»? Pois é, tem sido o que se vê! Farto-me de clamar por autonomia. Podem responder que é muito fácil sendo "treinador de bancada/blogosfera". Porque em Portugal fala-se de combate à incêndios e não de prevenção! Será que não é possível fazer inventários sobre os terrenos "não agrícolas", responsabilizar os donos pelas limpezas (num prazo X, antes da época de fogos!, sob pena de multa Y- já que gostam tanto de multas e há que encher os cofres do Estado), disponibilizar meios e ajuda para quem não possa e estabelecer programas para [jovens] voluntários (eu sei que há, mas mais parecem planos pilotos do que iniciativas nacionais) . Na prática: freguesias fazem o tal estudo e em comunicação com os quartéis de Bombeiros ou otras autoridades competentes falam às escolas, (associações desportivas, culturais...)
Nos noticiários ouve-se dizer depois de dias de inferno «... vão ser tomadas medidas para a adquisição de meios aéreos...» isso não devia já ter sido feito? Na altura em que se deliniava o tal plano que deveria preparar Portugal? Qual era a vossa ideia: Correr á frente das chamas?! É certo que o atletismo é uma disciplina com tradição em Portugal mas parece-me um exagero.... Submarinos!!!*
Ouço o ministro dizer «... o fogo à nossa porta é sempre o mais importante...», é preciso ter coragem para dizer uma coisa dessas: «nossa porta!»
E para concluir, levar até as últimas consequências as investigações e respectivas punições. Investigar todos aqueles que poderiam usufruir com os incêndios. Até os pilotos dos tais meios aéreos que o Estado não tem e insiste em alugar! Parece que há gente que coloca a hipótese de lançar uma bomba para poder ganhar 800.000 contos por hora!
Manuela Queirós.
* Isto não é um tratado anti-Portista, se alguém me vem com "esquerdismos" leva! Cada ministério tem os seus orçamentos, certo. Mas há prioridades!

3 comentários:

Anónimo disse...

"Anti-Portista"?! O q é q o FCP tem q ver com esta história?... ;) - eu percebi! (mas confesso q demorou...)

Anónimo disse...

Esse portista seria com minúscula! lol. Mas já tinha feito a piada: "fequêpista"!

MRA disse...

Concordo e muito...!