terça-feira, julho 05, 2005

TOP 5 DOS AUTOMOBILIZADOS


Sendo eu uma desautomobilizada (vulgo pendura), possuo a distância suficiente para ir reparando em alguns chavões que os automobilizados usam constantemente. De facto, há frases que, com mais ou menos variantes, estão sempre a ser citadas em determinadas situações. Há momentos em que me lembro do canito de Pavlov. O animal, de tão habituado a receber comida após o toque de uma campainha, mal a ouvia começava a salivar. De igual modo, há circunstâncias que quase obrigam os condutores a proferirem sempre a mesma maia dúzia de palavras. (Atenção e isto que fique bem claro: não estou a chamar cães aos automobilistas. Quem tirar conclusões precipitadas fica já avisado que eu mordo!)
Decidi, então, partilhar, por ordem decrescente de frequência, as cinco situações e correspondentes tiradas mais ouvidas dentro ou fora de um carro:
5.º lugar – É bastante recorrente ir à beira de pessoas que afirmam que, ao contrário dos outros, não se enerva nada a conduzir, mas “Aquele grandíssimo f***, não sabe que a m*** dos piscas é para se usar? C***!”
4.º lugar – Quando, num grupo de amigos, há alguém que está a tirar a carta, aparece sempre uma pessoa que se sai com esta: “Diz-me a que horas tens aulas para eu não andar na estrada!”
3.º lugar – Já reparam que, mesmo numa viagem longa, se só parar num sinal vermelho, o condutor diz sempre: “Caramba! Hoje só apanho vermelhos!”
2.º lugar – Depois de estacionar o carro, no caminho que tem de percorrer a pé até ao seu destino, o condutor não pára de repetir: “Olha, tinha lugar aqui!” ou “Tanto espaço aqui e eu fui deixar o carro tão longe!” ou “Se soubesse, não tínhamos de caminhar tanto!”
E o prémio para a frase mais repetida pelos automobilistas vai para…
1.º lugar – “Queres ir a pé?” Esta expressão é constantemente repetida por tudo e por nada, mas sobretudo, por nada! Não se pode fazer o comentário mais inocente sobre o percurso, o carro, a condução, qualquer coisita, que o condutor, do alto do seu volante, profere esta aterradora ameaça! É dura a vida de um pendura!

Maria Ortigão


2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é só inveja...

MRA disse...

Olá!
Gostei do vosso blog! Boa!
Só gostaria de acrescentar, que uma das frases top dos "ases" do volante é aquela em que, depois de um acidente (ás vezes o 4º ou 5º) eles dizem: - E logo hoje eu ia devagar!
Continuem!