quarta-feira, julho 13, 2005

Nacionalidades

Que país é este, que não dá a nacionalidade a quem nasce no seu solo? Fiquei estupefacta ao saber da noticia. Eu até percebo que é uma forma de resguardo dá-se a nacionalidade a uma criança e temos que aturar os pais e irmãos... Mas para que saibam, este país deu-me a sua nacionalidade "só" porque os meus país são portugueses! Filho de português, português é!* É certo que os meus habitaram este cantinho à beira-mar plantado até aos 20 e poucos- teria mais graça se nem sequer tivessem cá morado! (Não sei se é possível). Bom, mas eu, que fui sempre portuguesa (até na minha terra, colegas de escola podem ser infernais! ) não frequentei uma escola portuguesa como tantos filhos de imigrantes. Apenas conheci o país aos 10 anos de idade por uma única vez. É certo que até comprei um caderno onde rabisquei um glosário , mas nunca quis ser portuguesa! E até digo: vocês os portugueses... Q me perdoem os amigos de cá. Mas é a verdade, ninguém me perguntou, deram-ma! E a outros que de direito pertençe ou vos defenden melhor nega-se.
Isto não é um tratado anti- Portugal; eu gostei de aprender a vossa história; adoro a vossa literatura, vossa música, primeiros filmes... e o país é bonito, como são todos.
* Devem ter-me inscrito no Consulado português, mas percebem?
M.Q.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estás perdoada!

Mas agora que as coisas estão a mudar e está a ser aprovada nova lei para colmatar falhas da anterior legislação é que o pessoal se insurge?! Convida so pensamento político: "mais valia não mexer e assim ninguém se lembrava..."

Contra mim falo, até pq só há pouco, qd vi a Revolta dos Pasteis de Nata sobre o racismo, tomei conhecimento destas situações e da falta que faz ter nacionalidade portuguesa.

celso serra disse...

Não creio que seja importante a nacionalidade.O que parece ser importante é alterar a necessidade de se ter uma nacionalidade no tal mundo global.Os "filhos do mundo", já não têm mundo?

Anónimo disse...

Eu ia concordar com celeman mas, depois de reflectir um pouco, acho q a nacionaldade é importante. E s nos dá alguns deveres (dos quais agora só m lembro do voto), não me parece mal q tb dê algumas regalias. O q é importante é q não se neguem os direitos a quem está disposto a cumprir os deveres.

Anónimo disse...

A ideia é "linda": Filhos do mundo! Mas é precisa ou não têm direito ao serviços de saúde... Se bem que ter médico de familia e não ter é a mesma coisa na minha "freguesia". Ponto à desenvolver.